O lendário Land Rover passou por uma modernizada em 1972, com a Series III. Essa série foi até 1983, quando foi reestilizado e ganhou o nome de Land Rover Defender.
Ocorre que a Rover, depois British Motors, havia lançado nos anos 70 o famosíssimo Range Rover, e logo o Discovery. Nos anos 90 surge o irmão mais novo e menor, o Freelander, não tão rústico quanto o Defender e nem tão luxuoso quanto o Range Rover ou o Discovery. Na verdade, o Freelander é mais um veículo para cidades e pisos sofríveis, mas não é um verdadeiro fora-de-estrada.
O modelo da foto é um Land Rover Serie III, 1972, Station Wagon, adaptado como furgão para aventuras. O Serie III chassis longo é conhecido como 109, e o curto 88. Esse modelo é de produção artesanal, de resina, nitidamente inspirado no 109 da ROCO, Áustria, um excelente fabricante da escala 1/87.
Quando surge o Defender, ele foi chamado de OneTen, 110, por conta do aumento em uma polegada entre-eixos. E o 88 passou a Ninety, 90. No Brasil, depois das importações liberadas, o país voltou a receber os famosos utilitários ingleses nas versões 110 e 90.
Nenhum comentário:
Postar um comentário